Softwares

23/05/14

Home
Ensino
Softwares

 

                                   Downloads

  • Programa Sisvar: programa de análises estatísticas e planejamento de experimentos. O programa Sisvar foi desenvolvido principalmente com finalidades didáticas. Atualmente, serve como suporte para as disciplinas de estatística experimental e estatística básica dos cursos regulares de graduação da Universidade Federal de Lavras. A versão atual do Sisvar para Windows vem sendo largamente utilizada pelos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, bem como de outras universidades e instituições de pesquisa. Os alunos e os pesquisadores da UFLA e de outras instituições podem baixar o programa, agora sem limites de aberturas, no link Sisvar. Juntamente com o programa, pode-se efetuar o download do manual em PDF. Instruções para criar arquivos em Excel exportar no formato DBASE: Dbf para Sisvar.pdf.

 

  • Versão Atual - Sisvar 5.3 Build 77.

 

  • Como executar o Sisvar no Windows Vista -  Agradecimentos especiais ao Professor Gustavo Pereira Duda da UFRPE, pela colaboração.

                                          Acesse o link e veja como fazer: Instruções

 

  • Muitas dúvidas tem surgido em função do Windows Vista não rodar o Sisvar. Isso decorre de o fato do Sisvar usar bancos de dados dbase ou Paradox, considerados obsoletos pela Microsoft. Daí estou trabalhando em uma versão Java, que será multiplataforma.

 

  • Do mesmo modo, o Excel, da versão 2007 não possui mais a opção para salvar arquivos no formato dbase, pelo menos que eu saiba e, portanto, a alternativa que tenho recomendado é que os usuários instalem o BrOffice e utilizem o programa de planilhas eletrônicas do mesmo. Ele lê arquivos Excel (xls) e o usuário poderá facilmente converter para arquivos dbase. Não é incompatível com Office 2007 da Microsoft, ou seja, você poderá instalá-lo juntamente com o Office na mesma máquina. O link para baixá-lo é: BrOffice. O BrOffice é um programa multiplataforma e pode ser instalado no windows e no linux, entre outros sistemas operacionais.

 

  • A versão Windows pode ser usada no Linux, se o Sisvar for instalado com Wine. Já fiz o teste no Ubuntu.

 

  • Sisvar a partir de 28/04/2006 é uma marca registrada da UFLA.

 

  • Sisvar está sendo programado em Java: Sisvar em Java. Com isso vai se tornar um software multiplataforma, ou seja poderá ser rodado no Linux, Solaris, Macintosh OS X e Windows. Em breve teremos a versão 6.0 em Java
  • Link para Sisvar em Java - Está em fase de planejamento e já dá os primeiros passos nos arquivos.  O módulo de arquivo está pronto. Gostaria muito que os usuários do Sisvar instalassem o "Sisvar em Java" 6.0 beta e me retornassem com sugestões sobre esse módulo. Coloquei um instalador para o pessoal do Windows, para facilitar. Para rodar é necessário ter o Java (Java Virtual Machine) instalado.  É o mesmo usado no imposto de renda, programa da SRF. Avalie e se tiver sugestões me contate pelo e-mail danielff@dex.ufla.br

Variâncias Complexas: meu caderno amarelo escaneado baixe aqui.

  • O Sisvar (Registro de Software de 28/04/2006 sob o número: 828459851) pode ser citado por:
  • Ferreira, Daniel Furtado . Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia (UFLA), v. 35, n.6, p. 1039-1042, 2011.
  • link: artigo Ciência e Agrotecnologia
  • Ferreira, Daniel Furtado . SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística. Revista Symposium (Lavras), v. 6, p. 36-41, 2008.

       link: artigo symposium

  • FERREIRA, D.F. Análises estatísticas por meio do Sisvar para Windows versão 4.0. In...45a Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade internacional de Biometria. UFSCar, São Carlos, SP, Julho de 2000. p.255-258.

     

                   

 

 

  • Programa Estabilidade: desenvolvido para realizar análises de estabilidade fenotípica, este programa tem larga aplicação nas pesquisas realizadas nas fases finais de um programa de melhoramento. As cultivares, com potencial de lançamento no mercado, devem passar por uma rigorosa avaliação de sua estabilidade fenotípica. Essa avaliação faz uso de modelagens da interação genótipos x ambientes. O programa estabilidade disponibiliza inúmeras possibilidades de análises. O download do programa pode ser realizado no link Estabilidade. O programa é resultado da pesquisa do CNPq na área de genética quantitativa e especificamente na linha dos estudos de interação genótipos x ambientes. Registro aqui meus agradecimentos ao CNPq pelo suporte econômico no desenvolvimento desse programa.

 

Home Ensino Softwares

Este site foi atualizado em 23/05/14