Histórico

O Departamento de Ciências Exatas (DEX) originou-se do Departamento de Engenharia
da UFLA e foi criado em 14 de março de 1973, inicialmente com a sigla DCE. O antigo DCE
congregava as áreas de Estatística, Física e Matemática. Em 1999, já com a sigla DEX,departamento deu origem ao Departamento de Ciência da Computação e, em 2014, com o desmembramento da área de Física, foi criado o Departamento de Física da UFLA a partir do DEX.

Imagem exemplo

Departamento de Ciências Exatas, UFLA

A partir do REUNI, o DEX apresentou uma ampliação significativa no seu quadro de
docentes, bem como nas suas atribuições acadêmicas. Estes foram alguns dos fatores que levaram ao desmembramento do departamento de Física em 2014.

Atualmente o corpo docente lotado no DEX consiste em 48 docentes efetivos, distribuídos  em quatro setores:

  • Setor de Matemática com 21 docentes,
  • Setor de Educação Matemática com 5 docentes,
  • Setor de Ensino de Física com  6 docentes e
  • Setor de Estatística com 16 docentes .

O DEX oferece cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática , a nível de graduação. Oferece ainda, a nível de pós-graduação stricto sensu, o Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, a nível de Mestrado e Doutorado, e o Mestrado Profissional em Ensino de Física.

Em constante expansão, o DEX entende sua missão e compromisso com a Formação Cidadã, atendendo à todos os cursos da UFLA com disciplinas básicas de Estatística e Matemática. Atualmente o DEX atende a 5721 estudantes de todas os cursos presenciais oferecidos pela UFLA. Em seu plano de expansão, vale destacar que estão em tramitação nos Conselhos da Universidade a cria,ão dos cursos de Bacharelado em Estatística e o Bacharelado em Matemática Industrial.